CI

Colheita de trigo avança e eleva projeção argentina

A colheita de trigo chega a 92,8% da área apta


A colheita de trigo chega a 92,8% da área apta A colheita de trigo chega a 92,8% da área apta - Foto: Canva

O cenário das lavouras na Argentina mostra avanços relevantes nas principais culturas, com destaque para a etapa final da colheita de inverno e o bom desenvolvimento das áreas de verão. Segundo a Bolsa de Cereais de Buenos Aires, os dados mais recentes indicam melhora de produtividade em diversas regiões, sustentada por condições climáticas majoritariamente favoráveis.

A semeadura de soja alcança 82% da área projetada no país, após avanço semanal de 6,5 pontos percentuais. As chuvas recentes atrasaram os trabalhos no norte da área agrícola, ainda dentro da janela ideal, mas contribuíram para manter 96,1% das lavouras em condição normal a boa e 97% com umidade adequada a ótima. Parte da soja de primeira já ingressa em estádios reprodutivos, com melhor desenvolvimento nos núcleos produtivos e no Norte de La Pampa e Oeste de Buenos Aires, enquanto a soja de segunda atinge 71,9% da intenção de plantio, com boa emergência, apesar de replantios pontuais em áreas alagadas.

O plantio de milho destinado a grão comercial avança para o encerramento da janela tardia, cobrindo 84,2% do total previsto. A elevada disponibilidade hídrica favorece o estabelecimento das lavouras e sustenta o desenvolvimento do milho precoce, que já tem mais de 60% da área no período crítico, com ampla predominância de condições boas a excelentes.

No girassol, as chuvas no norte dificultam a colheita, que soma 6,9% da área, com rendimento médio de 22,7 sacas por hectare. Enquanto os resultados no NEA seguem acima do histórico, no centro-norte de Santa Fe os primeiros lotes apresentam produtividades mais baixas. A produção segue estimada em 5,8 milhões de toneladas.

A colheita de trigo chega a 92,8% da área apta, com rendimento médio de 43,2 sacas por hectare e 25,8 milhões de toneladas já colhidas. Os resultados superiores no sul, especialmente no centro e sudeste de Buenos Aires, elevaram a projeção nacional em 700 mil toneladas, para 27,8 milhões.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7